Filtro de linha ou estabilizador? Veja qual escolher para proteger o PC
Filtro de linha ou estabilizador são alternativas para proteger seu PC, mas qual é o melhor? Conheça as diferenças entre eles e saiba como protegem o seu computador.
Filtros de linhas e estabilizadores são acessórios criados para impedir que surtos de tensão danifiquem equipamentos eletrônicos. Embora tenham funções parecidas, os dois dispositivos apresentam diferenças em termos de funcionalidades e preço, com vantagens e desvantagens para os dois lados. Enquanto o estabilizador se comporta de maneira mais ‘ativa’, alternando periodicamente a saída de tensão para proteger o PC, o filtro de linha é mais ‘passivo’, sendo apenas acionado quando necessário.
A seguir, você vai entender para que cada um serve, como cada um deles age na hora de defender seus eletrônicos de problemas de energia e entender qual deles é a melhor opção para prevenir desastres causados pro sobrecargas na sua rede elétrica.
O que é um filtro de linha?

Um filtro de linha é um componente que se posiciona entre a tomada da parede e a fonte do seu computador com a responsabilidade de impedir que flutuações na corrente elétrica passem diretamente ao seu sistema, daí o nome de filtro.
O acessório conta com uma série de componentes elétricos que previnem que essas flutuações causem danos: caso uma descarga elétrica de alta intensidade seja liberada pela linha em que seu computador está ligado, o filtro de linha irá se sacrificar, queimando fusíveis e o que mais for necessário para impedir que essa carga violenta chegue ao seu computador e provoque danos à fonte, ou até mesmo a outros componentes em casos extremos.
Como fusíveis são bem baratinhos e fáceis de trocar, um filtro de linha acaba sendo um acessório de segurança bastante útil. Além disso, a oferta de várias tomadas numa mesma régua torna o uso conveniente em lugares que possuem inúmeros eletrônicos: PC, TV, monitor, videogame, sistema de som e etc.
O que é um estabilizador?

O estabilizador tem função semelhante, mas ataca o problema com outras ferramentas. A ideia desse acessório é garantir que a energia que sai em direção à fonte do seu computador seja limpa de interferências e flutuações, aproximando-se o máximo possível de uma corrente alternada de 115 volts o tempo todo. Assim como um filtro de linha, no caso de um surto catastrófico de tensão, o estabilizador vai queimar fusíveis antes de deixar que a sobrecarga estrague sua fonte e seu computador.
De uma forma bem simples e resumida, um estabilizador funciona com um transformador interno, alternando a corrente que sai em direção ao computador, eliminando oscilações de sub ou sobretensão para garantir a alimentação mais estável possível.
Procure qualidade
Uma dica fundamental é buscar produtos que possuam selos do Inmetro. A verificação por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia garante que os dispositivos foram testados em condições de uso que se assemelham àquelas presentes nas residências e escritórios brasileiros.
Qual é o melhor?
Os dois tipos de acessório cumprem funções parecidas no sentido de proteger os seus equipamentos das oscilações de tensão, comuns nas redes brasileiras. Entretanto, o filtro de linha tem um comportamento mais passivo: ele só é acionado para prevenir que uma sobrecarga danifique os equipamentos ligados a ele.
O estabilizador tem função semelhante, mas se comporta de forma mais ativa: o acessório fica o tempo todo alternando a saída de tensão para tentar garantir um suprimento de energia o mais estável possível. Além disso, também impede que surtos de tensão destruam a fonte do PC por conta de fusíveis e outros componentes posicionados para desarmar o circuito nesses casos.
Independente de qual alternativa, o ideal é que você tenha algum tipo de intermediário entre sua linha e o computador como forma de proteção contra surtos. O filtro de linha cumpre essa função e, além de mais barato que um bom estabilizador, tem a vantagem de não ser criticado por conta de seu regime de operação e eventuais riscos de diminuição da vida útil da sua fonte.