Android vai arquivar apps automaticamente para economizar espaço
Na segunda-feira (10), a Play Store ganhou suporte para o arquivamento automático de aplicativos em celulares Android. Vista pela primeira vez em outubro de 2022, a função ajuda o usuário a poupar armazenamento interno ao livrar até 60% do peso do app, mas sem precisar desinstalá-lo.
O recurso guarda em tamanho reduzido apps que o usuário não utiliza com frequência, parecido com o que algumas distribuições do Android já fazem. O recurso, que precisa ser habilitado manualmente, se livra de arquivos desnecessários do app sem comprometer dados pessoais do usuário atrelados a ele (por vezes importantes para garantir o uso do programa), economizando espaço na memória interna no processo.
Diferente do que acontece de forma nativa no Android, o arquivamento de apps embutido na Play Store é mais drástico: partes do programa precisam ser baixadas na internet quando ele for aberto de novo. Sendo assim, o app ainda poderá ser acessado pela bandeja do sistema, mas é necessário estar conectado à internet para voltar a utilizá-lo.
Disponível só para apps atualizados
A novidade da Play Store precisa que o app seja distribuído como Android App Bundle (AAB) para funcionar — padrão na loja desde agosto de 2021. O formato permite que os aplicativos sejam instalados de forma segmentada, permitindo que algumas partes sejam excluídas sem comprometer as outras.
Como ativar o arquivamento de apps?
Segundo o Google, o arquivamento de aplicativos pode ser habilitado quando o armazenamento do celular fica lotado e o usuário tenta instalar alguma coisa pela Play Store. Nesse caso, aparece na tela uma janela oferecendo a opção para habilitar o arquivamento automático de arquivos explicando os benefícios da novidade.
Se aceito, a loja de apps do Google arquiva aplicativos pouco utilizados até acumular espaço suficiente para a nova instalação. A empresa não especifica o que considera “pouco utilizado”, mas é provável que seja levada em conta a data em que o programa foi aberto pela última vez.
A novidade deve ser distribuída de forma automática por atualização do Google Play Services. A Gigante das Pesquisas não mencionou como será feita a liberação, mas ela deve acontecer ao longo das próximas semanas.